No dia 16 de novembro na igreja Presbiteriana independente de Itaguaje realizou-se o culto de aniversário de 64 anos e 1 ano de reorganização. “A cidade de Itaguajé iniciou-se como povoado em 1951. O trabalho presbiteriano começou em 1947 no patri- mônio de Itaguajé, com a vinda do irmão Tomé Carvalho em cuja casa realizou-se o primeiro culto de onde pouco a pouco, o trabalho foi se estendendo a outros lugares vizinhos, com a chegada do irmãos Matheus de Barros filho e outras famílias, começaram a propagar a luz do evan- gelho em novas direções. Quando em 1951 eles receberam a visita do Reverendo Gerson Pires de Camargo que con- tinuou a visita-los até no ano de 1954. No ano seguinte os irmãos ficam aos cuidados do Reverendo Gerson Morais, “A cidade de Itaguajé iniciou-se como povoado em 1951.

O trabalho presbiteriano começou em 1947 no patri- mônio de Itaguajé, com a vinda do irmão Tomé Carvalho em cuja casa realizou-se o primeiro culto de onde pouco a pouco, o trabalho foi se estendendo a outros lugares vizinhos, com a chegada do irmãos Matheus de Barros filho e outras famílias, começaram a propagar a luz do evan- gelho em novas direções.
Quando em 1951 eles receberam a visita do Reverendo Gerson Pires de Camargo que con- tinuou a visita-los até no ano de 1954. No ano seguinte os irmãos ficam aos cuidados do Reverendo Gerson Morais, mas em 1956 o Reverendo Gerson Pires de Camargo volta a estar com os irmãos até o ano 1958, quando eles se or- ganizam em congregação passando a pertencer a Igreja de Centenário do Sul por um período de tempo.

Depois passaram a pertencer a Igreja Presbiteriana In- dependente de Lupionópolis, quando a igreja de Lupionó- polis foi organizada em igreja ambas Jurisdicionadas pelo Presbitério de Sorocaba depois Presbitério do Norte do Paraná e agora Presbitério de Maringá. Durante o tempo de congregação receberam a visita do rev. Aristides Fernandes Sherlork Nogueira, Agenor da Cunha Guedes que eram pastores Metodista e que se tor- naram Pastores Presbiterianos Independentes do Brasil.
Da casa do irmão Tomé os trabalhos prosseguiram na rua Pará sem número em 22/05/1960 se reuniu a comissão or- ganizadora composta pelos Reverendo Elpides Camargo Al- ves, Reverendo Antonio Caetano de Godoi Sobrinho e Re- verendo Geraldo Camargo, Presbíteros: Jair Augusto No- gueira e João Botelho Ramires.

Foi Cantado na organização o hino 23 do salmos e hino após a oração foram arrolados os membros em plena comu- nhão bem como seus filhos 40 maiores 45 menores, após serem arrolados os membros foi cantado o hino 147 dosalmos e hinos e feita a leitura de Mateus 16: 1-18, na mesma ocasião foi eleito os primeiros Presbíteros e di- áconos da igreja, sendo eles José Galvão Presbítero e Laurindo Mazali Presbítero diácono Joaquim Brisola e Percio Leonel de Barros, Rev. Geraldo Camargo juntamente com os dois Presbíteros compôs o conselho da nova Igreja. Com a organização a igreja foi crescendo cada vez mais chegava famílias para a igreja, dentre elas a família Mazine, o irmão João Lucio Mazine foi recebido em 20/05/1962, após algum tempo o pai dele o senhor Valentim e família foi recebido em 09/05/ 1965 onde temos fami- liares deles até o dia de hoje no seio da igreja. Dentre os pastores que pastorearam a igreja de Itaguajé está o saudoso reverendo Otoniel Gonçalves, começando o pastoreio no ano de 1966 indo até o ano de 1973 assumindo a igreja a partir de 1974 o Reverendo Florisval Carbone costa, no mesmo ano a irmã Raimunda Maria Figueiredo foi arrolada como membro da igreja no dia 24/11/1974, a mesma ficou anos congregado e ajudando a igreja, no dia 29/12/1974 a irmã Hiolanda Mazine Coimbra foi recebida como membro da Igreja a mesma ficou frequentando por muitos anos sem ser membra e ajudando a igreja. 

Familiares dessas irmãs estão na Igreja até os dias de hoje fazendo parte da liderança da igreja. Mas no ano de 1975 com a grande geada a igreja te o seu golpe de misericórdia. O Presbitério intervém e a igreja fica sem pastor até os anos de 1980, quando é dissolvida e volta a ser congregação, nesta época as irmãs Raimunda Maria Figueiredo e Irmã Hiolanda Mazine Coimbra tomam a frente da igreja mesmo sem saberem ler direito vinham até a igreja louvavam a Deus e oravam para que a igreja não fechasse as portas. 

Ela fica como congregação presbiterial até 2014 quando passa a ser congregação da 7ª IPI de Maringá. Em 2018 volta a ser congregação presbiterial foi nesta época que o Reverendo Sergio Gini tem um olhar diferenciado para a Igreja em 2019 chega à igreja para pastorear o Reve- rendo José Carlos ficando assim até o ano de 2022 lutando juntamente com as irmãs e irmãos sonhando com a organi- zação da referida igreja; e com a chegada do reverendo Eliseu do Prado o sonho que tantos irmãos e irmãs sonha- ram se tornou uma realidade. 

Na 66ª Assembleia Geral Ordinária realizada em Maringá, em 21/10/2023, o Presbitério de Maringá aprovou o pedido da congregação para se organizar em igreja.”

Se inscrever
Notificar
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress