Doação foi feita pela Associação Bethel
O Museu e Arquivo Histórico “Rev. Vicente Themudo Lessa” recebeu, no dia 26 de março, por doação da Associação Bethel, um lote de 13 telas pintadas a óleo, de autoria do artista plástico brasileiro Samuel Salvado (1907-1994).
Um especialista em ilustrações de orquídeas, Salvado expôs seus trabalhos em muitas mostras nacionais e internacionais, sendo seus livros de arte e catálogos muito apreciados entres os orquidófilos e cultores de filatelia. Foi ele, por muitos anos, ilustrador botânico dos “Correios e Telégrafos” no Rio de Janeiro, para os quais desenhou e assinou selos de emissão especial sobre temas de sua especialidade.
Samuel Salvado, natural de São Francisco do Sul, SC, foi interno do Orfanato Bethel da IPI do Brasil nos primeiros anos de existência da instituição (década de 1920), que funcionava em uma fazenda no município de Campinas, SP. Já adulto e artista consagrado, manteve com Bethel uma relação de apreço e cuidado, não se esquecendo do lugar onde se abrigou por um tempo quando menino.
Na reunião do Supremo Concílio da IPI do Brasil, realizada no templo da 1ª IPI de São Paulo em janeiro de 1987, Samuel Salvado apresentou o retrato do Rev. Eduardo Carlos Pereira que restaurara a pedido do presidente do Supremo Concílio, Rev. Assir Pereira. Tal retrato, pintado em 1920 pelo conceituado retratista paulistano Távola, apresentava diversos desgastes, naturais do tempo e da própria manipulação. Ao restaurar a obra, Samuel Salvado deu uma contribuição preciosa à memória da igreja.
Leia o conteúdo na íntegra, acessando o jornal aqui
(https://ipib.org.br/wp-content/uploads/2024/08/Estandarte_Agosto.pdf)
Correspondente da matéria: Rev. Éber Ferreira Silveira Lima, pastor da IPI do Cambuci, São Paulo, SP, e curador do Museu e Arquivo Histórico da IPI do Brasil